terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Iniciação no mundo dos concursos

Prezados leitores,

O primeiro passo a ser dado por quem pretende prestar concursos é diagnosticar o tipo função com o qual se identifica, ou seja, o cargo  público que gostaria de exercer e para o qual atenda os requisitos de formação (escolaridade, titulação), experiência etc.
Feito esse primeiro diagnóstico, o interessado deve passar a monitorar as notícias sobre concursos abertos ou em andamento relativos à área e cargo pretendidos.
As informações sobre concursos abertos, em andamento e encerrados podem ser obtidas em sítios especializados, tais como, pciconcursos.com.br, jcconcursos.uol.com.br, ou mesmo no sítio das organizadoras de concursos (ex.: Vunesp, Cespe Unb, Esaf, Cesgranrio etc.).
Caso não haja nenhum certame em andamento, é interessante que o concurseiro realize pesquisa e consulta aos editais dos concursos anteriores, analisando seus requisitos e, principalmente, o conteúdo programático cobrado na prova de seleção, que servirá de base para elaboração de cronograma de estudos e para os estudos propriamente ditos.
Estudar o conteúdo do edital passado, enquanto não publicado o do novo certame, antes de ser perda de tempo, é uma das chaves para o futuro sucesso, afinal, o prazo entre a publicação do edital e a realização da prova é, em regra, curto para que o candidato estude todos os tópicos do conteúdo programático.
O que se deve ter em mente é que, entre um e outro certame, as modificações do edital não costumam ser radicais, ou seja, muitas das matérias previstas no edital anterior são repetidas no novo, em especial as matérias jurídicas consideradas fundamentais no âmbito dos concursos públicos (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil etc.).
Caso haja algum certame com inscrições abertas, é interessante que o interessado tome conhecimento do conteúdo do edital e realize sua inscrição, mesmo que seja com a finalidade de teste e aquisição de experiência – o que não exclui a necessidade de estudar os conteúdos previstos no edital, conforme o tempo disponível até a data de prestação da prova.
De posse do Edital, portanto, obtém-se o conhecimento do conteúdo programático, que servirá de base para seleção e separação do material, bem como para elaboração de um Cronograma de Estudos, que contemplará as matérias, os dias e horários em estes ocorrerão.

Organização, perseverança, disciplina e auto-motivação são as companhias ideais para a jornada do concurseiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário